Como já mencionei em outro post, eu não posto muito aqui por falta de tempo e falta de saco tbm... rs. De vez em quando deixo de postar sobre uma viagem ou outra, mas essa postagem é uma dívida que tenho com vcs desde o ano passado, quando viajei pra esse mesmo pico... na época, prometi postar e acabei não postando.
Pois bem, o pico é tão foda que voltei esse ano pra passar o réveillon pela terceira vez, e pela segunda vez consecutiva. O pico é Barra Grande/BA, um dos destinos mais fantásticos que já conheci. Porém, essa postagem não se resumirá à Barra Grande, pois falarei sobre outros locais nas proximidades dessa localidade... portanto, o post será sobre a Península do Maraú.
Partimos no dia 29/12/2015... saímos da cidade de Camaçari e fomos até Feira de Santana nos encontrar com um casal de amigos pra viajar com a gente. Voltamos no dia 03/01/2016. O percurso de ida e volta que fizemos segue na imagem abaixo, em azul.
![]() |
Percurso escolhido (em azul). |
A viagem foi tranquila. A estrada estava em boas condições, exceto a estrada de chão que tem que se pegar pra chegar até Barra Grande.. essa daí não tem jeito... rsrs (em período de chuva ela pode fica r intransitável para carros pequenos). Inclusive, creio que seja por conta desse difícil acesso que as localidades da Península do Maraú consigam manter o aspecto rústico e preservar suas praias. A melhoria do acesso possivelmente traria um turismo de massa, que poderia trazer alguns impactos negativos para as comunidades e nas paisagens das localidades. É o que ocorreu com Itacaré, por exemplo, apesar de eu curtir demais esse pico, mas prefiro as praias mais distantes, do que as urbanas. Enfim, mas isso vai de gosto pessoal...
Saímos tarde de Feira de Santana (já era noite), e por isso só conseguimos chegar em Barra Grande por volta das 3 hs da madrugada!
Nessa viagem, priorizamos curtir as praias próximas à vila, ponta do mutá e seu pôr-do-sol mágico, além de Taipu de Fora e o passeio das ilhas, que já tínhamos feito em 2009, mas que, de tão bom, resolvemos repetir esse ano.
BARRA GRANDE
Barra Grande ainda consegue manter seu aspecto rústico, com ruas sem calçamento, difícil acesso (estrada sem pavimentação) entre outros aspectos que tornam essa localidade tão singular e especial. Existe outra opção de se chegar lá, que é através de embarcação (bascos comuns, que dura 1h30min e lancha rápida, que 20 minutos) partindo de Camamu, passando pela Baía de Camamu (terceira maior baía do Brasil em volume de águas), até chegar em Barra Grande.
![]() |
Barra Grande/BA. |
O melhor pico de Barra Grande, na minha opinião, é a Ponta do Mutá, principalmente no quesito pôr-do-sol... esplêndido! Lá é possível alugar caiaque e stand up (30 reais a hora). Além disso, existem ótimas opções de barracas. Ficamos na barraca Mucama, um lugar muito agradável para se consumir! Inclusive, ela oferece até slackline etc., pra quem curte.
![]() |
Barraca Mucama |
![]() |
Ponta do Mutá |
![]() |
Ponta do Mutá |
Ponta do Mutá |
Outra boa opção pra apreciar o pôr-do-sol é no Deck. Vibe incrível!
![]() |
O Deck |
![]() |
O Deck. |
TAIPU DE FORA
Um verdadeiro paraíso de águas mornas e tranquilas! Além do mais, esta é considerada uma das praias com águas mais cristalinas do Brasil. Ela fica há poucos km de Barra Grande, e é um destino obrigatório pra quem está passando pela península. Lá existem algumas opções de barracas, mas preferimos levar nosso cooler, e ficar na areia, curtindo o lugar. Essa tbm é opção de muita gente que visita esse lugar... mas, se vcs preferirem consumir em barraca, o que posso adiantar pra vcs é que, aparentemente, elas são bem requintadas.
![]() |
Taipu de Fora |
Não deixe de provar a tapioca de Taipú de Fora... garanto que vcs irão se deliciar! Lá também é possível fazer mergulhos. Dependendo da fase da lua, a maré fica favorável ao aparecimento das piscinas naturais, que torna o lugar ainda mais fantástico.
PASSEIO DAS ILHAS
Um passeio indispensável pra quem visita Barra Grande. Excelente oportunidade de conhecer ilhas paradisíacas localizadas na Baía de Camamu. O passeio custa em média 35 reais por pessoa, mas, dependendo da quantidade de pessoas do seu grupo, pode pechinchar que o preço cai pra 30 reais.
São 5 ilhas e o almoço é feito na Ilha de Sapinho. Lá vcs podem provar uma deliciosa moqueca, mariscada ou um bom peixe, enfim, tem diversas opções e o preço não é caro, pelo menos na minha opinião... em média de 60 à 80 reais (serve 2 pessoas).
![]() |
Passeio das ilhas, na baía de Camamu. |
Na volta ainda paramos na Cachoeira da Pancada Grande, que fica em Ituberá, pra lavar a alma de vez e fechar a trip com chave de ouro. Essa parada já virou tradição nas nossas viagens de volta, quando viajamos pra essas bandas.
![]() |
Cachoeira da Pancada Grande |
O ponto negativo da viagem foi a fata de energia constante na localidade de Barra Grande. Portanto, pra quem vai viajar pra lá na alta estação, onde há um grande número de visitantes, há uma grande possibilidade de haver essas quedas de energia, pois, aparentemente, a localidade não suporta essa quantidade de turistas em uma mesma época.
Os pontos positivos são imensuráveis! rs
E é isso, galera! Espero que vocês tenham curtido o post e se inspirado para marcar a próxima viagem para este lugar incrível! Se forem com tempo, aproveitem pra conhecer as outras praias, como a praia de Algodões, Três Coqueiros, etc. Opções é o que não faltam!
Obs. Não se esquecer de levar dinheiro, pois lá não existe caixa eletrônico. Você pode consumir utilizando cartão em alguns estabelecimentos, mas não todos. Portanto, leve dinheiro em espécie! rs
Lá em Barra Grande tem uma loteria onde se pode realizar pequenos saques, com cobrança adicional de 1 real por saque, só pra quem possui conta na Caixa Econômica Federal.
Vocês podem conferir muito mais fotos e vídeos das minhas viagens no instagram: @geomochilao.
Um grande abraço e até a próxima!