quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Trip da virada 2012-2013: Sítio do Conde, Barra da Siribinha e Barra do Itariri - BA.


Fala, cambada!! Como passaram o fim de ano? Viajaram muito??

Esse post é justamente sobre minha viagem de réveillon. Esse ano, eu e a minha galera de trips decidimos explorar um pouco mais a região turística da costa dos coqueiros, na Bahia. Os picos foram: Sítio do Conde, Barra da Siribinha e Barra do Itariri. 

Fonte: www.bahia.com.br
    Nosso trajeto...
Fonte: Google Earth

SÍTIO DO CONDE

Alugamos uma casa em Sítio do Conde, a uns 100 metros da praia, e lá foi o lugar escolhido pra ser o nosso “QG”. Esta vila faz parte do Conde, município baiano com pouco mais de 23 mil habitantes (de acordo com o IBGE), localizado no litoral norte da Bahia. A vila fica a 6 km da cidade sede. Eu, particularmente, tenho preferência por lugares mais bucólicos pra passar meus últimos dias do ano, que não é o caso de Sítio do Conde, porém, a proximidade deste local com outros picos é uma grande vantagem. Sítio do Conde é bem movimentada nesta época. Carros com som alto tocando música baiana na praça, muito movimento, enfim, pra quem curte esse tipo de badalação, pode chegar! Em relação à praia, é preciso curtir com atenção, pois o mar é bem agitado. No percurso há algumas opções de barracas, pra quem tiver a fim de consumir na praia.

Um dos acessos a praia de Sítio do Conde


Praia do Sítio do Conde, quando chegamos. Nos dias posteriores, o fluxo de pessoas foi intenso.


Deu até pra rolar o tradicional babinha na maré baixa.

Vale ressaltar também que na vila do Sítio do Conde não há muitas opções de restaurantes com variedades no cardápio. Além disso, o atendimento em alguns estabelecimentos que fui deixou muito a desejar. Chegamos a ficar mais de 1 hora e meia aguardando uma simples pizza! Desistimos e fomos a outro estabelecimento, e pra nossa surpresa também houve muita demora no atendimento. Além disso, o réveillon por lá também deixou muito a desejar. Quase não existiu queima de fogos e também não houve festa na virada do ano (segundo informações, esse ano o prefeito resolveu economizar na compra de fogos e festejos da virada). As festas foram nos dias 29 e 30, com bandas baianas, em local fechado. Fora isso, as praias que ficam próximas a vila são ótimas opções pra quem tá a fim de relaxar. 

BARRA DA SIRIBINHA

No percurso entre o Sítio do Conde até Barra da Siribinha são 18 km de estrada de chão. O trajeto é agradável pois parte do caminho se faz ao lado do mar, praticamente na areia da praia. Da pra ir de carro comum, porém só até a vila de Siribinha. Fora isso, só com carro 4x4 pra ter acesso ao local. 

Percurso entre Sítio do Conde e Siribinha. Que beleza de trajeto, hein?
Estacionamento de carros, em Siribinha.


Praia de Siribinha


Já que nós estavamos de carro comum, ao chegarmos lá tivemos duas opções para ter acesso a Barra da Siribinha: lancha (pelo rio Itapicurú) ou Buggy. Como naquele dia só existia 2 Buggys, não dava pra levar toda a galera. Decidimos ir de lancha. Deixamos os carros estacionados em Siribinha e seguimos nosso caminho. O preço da lancha é R$5,00 por pessoa e o percurso dura em torno de 15 minutos. De Buggy é o mesmo preço.

Acesso as lanchas


"Lanchas" que fazem o transporte dos turistas até Barra da Siribinha
Barra da Siribinha me surpreendeu. O passeio pelo rio Itapicurú é bem interessante, até chegarmos as barracas, que ficam próximas a foz do rio. Chegando lá, pudemos desfrutar de um revigorante banho de rio, além de curtir a paisagem local, degustando de um bom peixe frito, caranguejo e o tradicional pastel local, acompanhados de muita cerveja gelada. Vale destacar o ótimo atendimento e os ótimos preços, abaixo do padrão dos locais turísticos que podemos encontrar por aí. Ou seja, tudo lindo! rsrs...

Rio Itapicuru


Barra da Siribinha


Proximidades da foz do rio Itapicurú

BARRA DO ITARIRI

O acesso partindo de Sítio do Conde é por estrada de chão. São 13km de percurso. Visualizei dois campings até lá, sendo que um deles já fica na vila de Barra do Itariri. 

Percurso entre Sítio do Conde - Barra do Itariri
Rio Itariri
 Eu, particularmente, já conhecia o local. Fui em 2005, na baixa estação. Naquela época, pude observar uma vila tranquila, com pouco movimento. Dessa vez, por ser alta estação,  fui surpreendido por um fluxo intenso de turistas. 

Intenso fluxo de turistas e moradores.

Existem algumas opções de barracas pra quem quiser consumir por lá. 



É necessário bastante cuidado com o banho de rio, pois na maré alta ele se torna bastante perigoso. Na maré baixa dá até pra atravessar o rio a pé, mas mesmo assim é necessário ficar atento com a subida da maré. O rio Itariri deságua justamente nesse trecho. O mar também é bastante agitado. Existem vários casos de morte por afogamento neste local, inclusive de um amigo meu. Portanto, fica aqui a dica de precaução. 

Foz do rio Itariri. Belo e perigoso...
Passamos o dia curtindo o banho de rio, tomando uma cervejinha gelada e devorando peixe frito. Apesar do perigo do banho, vale a pena conhecer o pico. A paisagem é belíssima! 

Rio Itariri
É isso aí, galera! Minha virada de ano, resumidamente, foi assim. Fizemos nossas farras na casa, com muito churrasco e águas que passarinho não bebe (rs), etc., sempre ao som de uma boa música. Pela manhã sempre rolava o velho "babinha" de praia com a galera lá no Sítio do Conde. No final das contas, apesar de alguns pontos negativos, foi uma viagem bastante divertida e deu pra conhecer belos lugares. Portanto, quem tiver afim de ir pra esse lugar, não fique limitado apenas a vila de Sítio do Conde. Largue de preguiça, pegue a estrada e vá explorar os picos próximos a ela. Vale a pena! Existe também a opção de ir a Mangue Seco, que também fica próximo. Sem falar na opção de conhecer a praia naturalista de Massarandupió, além de Subaúma e Costa Azul. No meu caso, não deu pra conhecer todos os picos, apesar de já ter conhecido Mangue Seco em outra ocasião. Vai ficar pra próxima!


Então é isso, pessoal. Meu post da virada 2012-2013 vai se encerrando por aqui. Espero que tenham gostado. Aproveitem as dicas e pé na estrada!


Boas trips pra vocês e até a próxima!

Um comentário: