Eai, galera!!! Quanto tempo, hein?!
Dei uma relaxada com o blog, mas não deixarei de postar algumas dicas de viagens por aqui, nem que seja de vez em quando... rsrs. Confesso também que a viagem que vou relatar nesse post me inspirou a "reativar" o blog.
Bem, então vamos ao que interessa!
O destino dessa vez foi Mangue Seco, última praia no extremo norte do litoral baiano, localizado no município de Jandaíra, fazendo fronteira com o estado de Sergipe. O cenário local foi retratado na novela global "Tieta", inspirada no romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado. Desde então, tudo por lá está relacionado com essa novela. Mangue Seco possui numerosas dunas e paisagens primitivas de rios e mar (bahia.com.br).
Viajei com minha namorada e mais um casal de amigos. Saímos de Camaçari - BA na Sexta-Feira, dia 29 de Novembro de 2013, às 20hs. O acesso a Mangue Seco é complicado. Você tem duas opções de acesso: 1 - Você segue a linha verde até depois da divisa entre BA-SE, depois entra a direita, depois da rótula, no município de Indiaroba, seguindo até pontal. Chegando em Pontal você tem que deixar seu carro em uma das opções de estacionamento que tem por lá. Depois pega a lancha até Mangue Seco. 2 - Essa opção foi a que escolhemos, porém, só pode ser feita em carros 4x4, pois a rota é feita pela praia cortando a linha verde até a entrada da praia de Costa Azul, que fica antes da divisa entre Bahia e Sergipe. Pegamos uma estrada de chão que liga a linha verde a Costa Azul e depois mais 28km pela praia. Esse trecho foi tenso, pois não conhecíamos a rota e a viagem só poderia ser feita durante a maré baixa. Como já estava tarde, estava tudo muito escuro e deserto. A maré não estava tão baixa assim, o que fez a viagem ficar bem tensa. Chegando nas proximidades de Mangue Seco, nos perdemos. Tive que acordar um pescador em sua casa na praia, por volta de meia noite, pra pedir informação... rsrs... caso contrário, teríamos que dormir no carro, lá na praia, pois não estávamos encontrando a entrada pra vila de Mangue Seco. Felizmente ele acordou e nos ajudou com as informações.
Chegamos na pousada, tudo fechado. Tivemos que acordar os funcionários pra nos receber. Fomos pra nosso quarto, tomamos umas cervejas e fomos dormir.
No Sábado, pela manhã, tivemos a noção da pousada em que estávamos hospedados. Muito aconchegante, com várias opções de lazer para os hóspedes, desde piscina, arco e flecha, campo pra vôlei, pranchas de surf e bodyboard, até Slack line. Há um projeto também para instalação de um campo de golf. Na baixa estação, a diária fica em torno de 200 reais. Na alta estação fica 300 reais. Porém, em Mangue Seco você pode encontrar várias opções de pousadas e hotéis com preços mais em conta, inclusive. O aconchego da pousada vale o preço. Tomamos café, que já estava incluso no pacote das diárias, e depois fomos fazer um passeio de buggy. Ah, o nome da pousada que ficamos é "Pousada do Forte", fica localizada bem em frente ao Rio Real.
Pela tarde, após a praia, ficamos na pousada relaxando na piscina e a noite fomos pra vila jantar. Chegando na vila, por volta das 20hs, percebemos que estava tudo bem parado e a maioria dos estabelecimentos fechados. Tivemos dificuldade de encontrar um local bacana pra jantar, porém, depois de procurarmos, acabamos encontrando. A noite em Mangue Seco é assim, bem tranquila... tudo fecha muito cedo e os turistas ficam em suas pousadas e hotéis descansando. Quem está em busca de badalação, esqueça Mangue Seco. Mas quem está em busca de tranquilidade, lá é o lugar ideal. Fomos dormir mais cedo, pois teríamos que acordar cedo no outro dia, já que pretendíamos fazer o passeio de lancha e depois voltarmos pra casa.
No domingo pela manhã, tomamos café na pousada e estávamos aguardando o passeio de lancha. O passeio de lancha fica por 160 reais pra 4 pessoas. Infelizmente, por conta de um imprevisto do amigo que nos acompanhava na viagem, tivemos que desistir do passeio e antecipar a viagem de volta.
Voltamos pela praia e dessa vez foi muito mais tranquilo, pois a maré estava bem baixa e estava de dia, diferentemente da ida. Viajamos curtindo as belas paisagens do trecho de praia entre Mangue Seco e Costa Azul.
E assim foi a nossa viagem... rápida, porém, aconchegante e com alguns momentos de aventura... hehehe.
Portanto, quem está em busca de muita tranquilidade pra renovar as energias, o lugar é esse!
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário